top of page

Quem malha pode comer mais?

mulher na cozinha

Não é raro ouvir alguém falar essa frase no dia a dia. Trata-se de um pensamento comum de muita gente que pratica exercícios com o intuito de compensar as calorias ingeridas nas refeições. Mas será que esse pensamento é correto?

A nutricionista Patrícia Vilar Freitas, do Hospital Samaritano, tirou essas e outras dúvidas acerca do assunto.

"Pessoas com porcentagem de massa magra maior possuem um metabolismo basal mais ativo, dessa forma a ingestão calórica diária também é maior. No entanto, o consumo de alimentos não é livre, somente proporcional ao gasto calórico do indivíduo".

Se você pratica atividade física com algum objetivo específico, como ganho de massa muscular e perda de massa de gordura, deve ficar atento com a dieta e evitar os "exageros" aos fins de semana.

"A liberação de alimentos deve ser realizada com cautela e, de preferência, com acompanhamento de um nutricionista para que o resultado desejado não seja prejudicado por eventuais descuidos na dieta", adverte. Patrícia explica como deve ser a alimentação de quem quer obter resultados com a musculação.

"A alimentação precisa ser balanceada com adequado consumo de carboidratos, proteínas e lipídeos. Na refeição pré-treino é necessário ingerir um lanche com carboidratos e na refeição pós treino é necessário ingerir alimentos com carboidratos e proteínas". Para antes dos exercícios, Patrícia recomenda uma maçã e para depois da atividade, um pão integral com peito de peru.

Segundo a nutricionista, com exceção dos casos de doenças que exijam cuidados nutricionais específicos, não existem alimentos que precisam ser excluídos da alimentação.

No entanto, alguns alimentos devem ser evitados: aqueles ricos em gorduras trans, como biscoito recheado; carboidratos de alto índice glicêmico, como o açúcar refinado; e aqueles ricos em sódio, como salgadinhos e enlatados.

"A alimentação equilibrada deve ser fracionada de três em três horas, rica em legumes, verduras e frutas, com proteínas de alto valor biológico, como a carne vermelha, o frango e peixe." Os carboidratos devem ser preferencialmente integrais, aconselha.

bottom of page