O que evitar na higiene íntima do bebê
- amhs00
- 29 de abr. de 2014
- 2 min de leitura

Tem coisa mais delicada do que pele de recém-nascido? Para mantê-la sempre saudável e protegida, alguns cuidados são fundamentais, especialmente na região íntima. “A pele dos bebês na região das fraldas merece uma atenção especial, já que se encontra exposta a múltiplos fatores que podem alterar a sua integridade, além de ser mais predisposta a desenvolver dermatites”, explica o Dr. Francisco Lembo, pediatra do Hospital Samaritano, de São Paulo.
Questão de pele
O médico explica que a pele só estará completamente desenvolvida após o primeiro ano de vida. “O recém-nascido tem a pele entre 40% a 60% mais fina que a do adulto. O pH normal é ácido (entre 4,5 a 6,0), e essa acidificação é um requisito importante para manter a barreira protetora contra micro-organismos que podem invadir e causar irregularidades, além de facilitar a produção de lipídeos protetores da pele.” Dito isto, Dr. Francisco salienta que devemos evitar qualquer fator que altere a integridade da pele na região das fraldas, “pois podem causar inflamações e predispor a região ao desenvolvimento de infecções secundárias”.
Cuide bem para manter seu filhote livre de assaduras e desconfortos, o pediatra recomenda que você evite:
• Deixar a pele úmida.
Troque as fraldas com frequência, cerca de 8 a 10 vezes por dia nos primeiros meses, e não deixe de usar protetores da pele, como cremes e pomadas.
Cuidado também com as regiões que apresentam dobras: faça a higiene cuidadosamente, pois são os locais mais suscetíveis a infecções e a dermatites de contato.
• Usar produtos que alterem o pH da pele.
• Esfregar a pele.
Remova a sujeira delicadamente. Nas meninas, procure fazer a limpeza da frente para trás para não levar resíduos aos lábios do órgão sexual feminino.
• Temperaturas inadequadas.
O ideal é a temperatura da água entre 36 e 37 °C, e do ambiente entre 21 e 22 °C.
• Banhos em excesso ou muito prolongados ou banhos “de gato”.
O ideal é o banho de imersão, se possível não mais do que um por dia; até 1 ano, não demore mais de 5 minutos, após 1 ano, até 10 minutos.
Evite imergir a cabeça da criança durante o banho e use toalha seca e suave. Logo após o banho, pode usar um hidratante neutro, principalmente em crianças com pele ressecada.
• Evite o uso de talco.
Fonte: samaritano.com.br
Yorumlar