A importância dos exercícios para os idosos
- amhs00
- 14 de mai. de 2014
- 1 min de leitura

De maneira geral, pessoas fisicamente ativas são mais saudáveis do que as inativas.
A inatividade pode, por exemplo, provocar doenças reumatológicas, como artrite ou fibromialgia. É considerado um bom exercício aquele que não causa dor. A prática de atividades físicas é importante para fortalecer o sistema músculo-esquelético, ossos, músculos e tendões. Além disso, produz hormônios, neurotransmissores e citosinas, que atuam na diminuição de inflamações e dores e ajudam a combater a depressão.
Confira alguns tipos de exercícios aconselhados para os idosos:
Alongamento
São indicados alongamentos suaves, que aumentam a flexibilidade dos músculos, a amplitude de movimento da articulação e a resistência para tarefas cotidianas.
Exercícios de Resistência
Servem para aumentar a força e a resistência muscular, sendo muito importantes para o reforço da musculatura que dá sustento à coluna e às articulações em geral.
Condicionamento Aeróbio
Realizar caminhadas, praticar natação ou hidroginástica e andar de bicicleta são bons exemplos de exercícios que melhoram a condição cardiovascular. Também combatem a depressão e auxiliam no controle do peso. O ideal é começar com sessões de, no máximo, 20 minutos, aumentando gradualmente com o decorrer das semanas.
Antes de iniciar qualquer atividade física, é importante consultar seu médico sobre qual exercício se enquadra melhor nas suas necessidades, avaliando benefícios e limitações.
Fonte: samaritano.com.br
Comments