Perguntas e respostas sobre a osteoporose
- amhs00
- 14 de mai. de 2014
- 2 min de leitura

O que é a osteoporose?
A osteoporose é uma doença crônica, progressiva e relacionada com o envelhecimento do nosso corpo. É caracterizada pela baixa da massa óssea e diminuição do tecido de nossos ossos, que ficam mais porosos e menos resistentes.
É verdade que a mulher é mais afetada pela doença?
Sim, as mulheres são mais afetadas pela osteoporose do que os homens. Uma em cada duas mulheres sofrerá uma fratura devido à ação da osteoporose, enquanto, para os homens, essa estatística sobe para um a quatro indivíduos. A principal razão da maior incidência da doença em mulheres é que, a partir do início da menopausa, há uma mudança na carga hormonal e, consequentemente, uma alteração na estrutura dos ossos. Essa mudança hormonal prejudica a captação do cálcio no nosso organismo.
Há fatores de risco?
Sim. Parte deles é inevitável, como o histórico genético, idade, demência e doenças crônicas. Outros dependem dos hábitos da pessoa: tabagismo, baixo peso, alcoolismo, quedas freqüentes e baixa ingestão de cálcio. O consumo de medicamentos que combatem o vírus HIV e a quimioterapia também são fatores que favorecem o surgimento da osteoporose.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da osteoporose é feito por meio de um exame chamado densitometria óssea, que mede o índice de cálcio nos ossos. Os médicos aconselham exames períodos a partir dos 50 anos.
Quais as dicas mais importantes para prevenção?
A forma mais comum de prevenir o surgimento da osteoporose é o consumo de cálcio adequado através de suplementos ou de alimentos. A quantidade de cálcio adequada em uma dieta varia entre 1000 e 1500 mg por dia. Outras formas de combater a doença são a prática de exercícios físicos e, no caso das mulheres, acompanhamento médico constante a partir do início da menopausa. Expor-se regularmente ao sol também é importante, já que contribui para a síntese da vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio.
Como é feito o tratamento?
Não há cura para a osteoporose, mas muitas coisas podem ser feitas para desacelerar as perdas ósseas e aliviar a dor. Em primeiro lugar, o médico receitará medicamentos (bifosfonatos) e suplementos (cálcio, vitamina D3) para o paciente. A fisioterapia também ajuda a restabelecer a mobilidade.
Quais os ossos mais comumente atingidos pela doença?
As áreas mais atingidas normalmente por fraturas em decorrência da osteoporose são bacia e coluna. Nestes casos, o tratamento inclui analgésicos e cirurgia.
Como uma pessoa com osteoporose pode evitar fraturas?
O segredo é evitar ao máximo o risco de quedas. Em pessoas com perdas ósseas muito acentuadas, remodelar a casa, inserindo suportes e retirando tapetes e degraus, pode ser uma boa ideia.
Fontes: Doutor Alexandre Godoy e Doutor Sérgio Sansanovicz, ortopedistas do samaritano.com.br
Comments