top of page

Puberdade precoce pode prejudicar o crescimento

  • amhs00
  • 16 de mai. de 2014
  • 2 min de leitura

adolescência

Normalmente, a puberdade começa nas meninas entre os 10 e os 12 anos de idade, em média, com o crescimento das mamas e o surgimento de pelos axilares e pubianos. Nos meninos, tem início mais tardiamente, dos 12 aos 14, caracterizando-se pela presença de pelos associada ao aparecimento de espinhas e ao desenvolvimento dos testículos e do tamanho do pênis.

Quando as manifestações de puberdade ocorrem antes dos 8 anos, e a menstruação, nas meninas, chega antes dos 9, a criança pode sofrer de puberdade precoce.

“Se uma menina tem sinais de puberdade aos 6 anos mas menstrua na época adequada, isso não significa necessariamente que ela tem um problema; é apenas adiantada”, alerta dr. Hilton Kuperman, médico especialista em endocrinologia pediátrica do Hospital Samaritano.

O prejuízo na altura é um dos problemas provocados pela puberdade precoce. Dr. Kuperman explica que, geralmente, o crescimento nas meninas acelera no início da puberdade e tem seu auge até a primeira menstruação, quando começa a desacelerar. Nos meninos, o crescimento acelera num estágio mais avançado desse período. “Quando a puberdade vem mais cedo, a criança pula etapas e perde alguns anos de avanço na altura”.

Além disso, pode haver mudanças de comportamento. Se a criança está numa idade e o corpo, adiantado, ela pode ter problemas de relacionamento com os amigos, por exemplo. Na maioria dos casos, não existe causa determinada para a puberdade precoce em meninas; nos meninos, é possível que tumores a desencadeiem.

"É importante o diagnóstico precoce, uma vez que o desenvolvimento dos problemas relacionados é muitas vezes tardio. Para isso, são essenciais as consultas de rotina ao pediatra de confiança e a atenção da família, verificando possíveis alterações”, afirma dr. Kuperman. Alguns exames indicados pelo médico ajudam a confirmar casos de puberdade precoce. “Deve-se levar em conta não só quando os sinais de puberdade aparecem, mas também se a velocidade de aparecimento desses sinais é acelerada".

O tratamento tenta retardar o máximo possível a puberdade, para que na época apropriada a criança possa se desenvolver normalmente. O diagnóstico adequado faz com que o tratamento comece o mais cedo possível, de maneira a evitar prejuízos na altura e minimizar outras eventuais consequências.

 
 
 

Comments


bottom of page