top of page

Rinite alérgica tem cura?

  • amhs00
  • 27 de mai. de 2014
  • 2 min de leitura

Rinite

Realmente, até hoje não se descobriu uma cura definitiva para a rinite alérgica. Entretanto, as medicações disponíveis no mercado e os procedimentos cirúrgicos podem ajudar, bastante, os pacientes que sofrem com os sintomas da rinite alérgica.

Para os pacientes nos quais os principais sintomas são a coriza nasal e a coceira no nariz, o uso de antialérgicos orais (principalmente nas crises), associado ao uso dos sprays nasais a base de cortisona, costumam ser capazes de melhorar significativamente os sintomas.

Caso a queixa do paciente seja a obstrução nasal e haja um aumento significativo dos cornetos nasais em conjunto com a rinite alérgica, a cirurgia dos cornetos ou turbinoplastia costuma ter ótimos resultados.

Por isso eu espirro tanto?

Como já vimos rinite alérgica provém de uma irritação da mucosa pelo contato com substâncias indesejáveis. Sendo assim, o organismo produz um fluxo de ar de alta velocidade, a fim de expulsar todos essas partículas irritantes.

É comum que os pacientes com rinite alérgica se queixem de crises de espirros (4, 5 ou mais espirros em seqüência), sobretudo pela manhã. E é por esse motivo que estou sempre gripado (a)?

A gripe é uma doença viral, que acomete todo o trato respiratório. No Nariz, leva a um edema mucoso e inflamação das glândulas mucosas, produzindo a coriza e a obstrução nasal. Contudo, este quadro dura aproximadamente de 5 a 07 dias. Quando o paciente apresenta esses sintomas de maneira constante, tudo indica que ele apresente um quadro de rinite alérgica.

A rinite alérgica é uma doença inflamatória do revestimento interno do nariz (mucosa nasal), causada pelo contato com substâncias não toleradas pelo paciente (ex: pólen de flores, perfumes fortes, poeira, ácaros, etc.). Quando ocorre o contato, uma série de substâncias é liberada pelo organismo, levando à inflamação da mucosa, que, de maneira bem simplificada, irá levar aos mesmos sintomas da gripe: coriza nasal aquosa, obstrução nasal e, em quase todos os casos, muita coceira no nariz (prurido nasal), além dos espirros.

Não use automedicação de forma alguma, consulte um médico de sua confiança.

Fonte: Dr. Eric Thuler, Médico Otorrinolaringologista no samaritano.com.br
 
 
 

Comments


bottom of page