O que é a osteoporose?
- amhs00
- 15 de abr. de 2015
- 2 min de leitura

Com o passar dos anos, os ossos vão enfraquecendo gradualmente e isso pode trazer alguns problemas para a saúde. Quando a perda de massa óssea atinge entre 10 e 25 por cento, o processo é chamado de osteopenia. A continuidade do enfraquecimento dos ossos acaba resultando em uma doença mais grave, a osteoporose.
A osteoporose é uma doença crônica, comum entre homens e mulheres e possui um grande impacto na qualidade de vida do paciente. Ela é caracterizada pela queda de massa óssea e diminuição dos tecidos ósseos, o que deixa os ossos porosos e menos resistentes, aumentando a incidência de lesões e fraturas.
Os ossos são uma parte fundamental do corpo humano. Eles ajudam a proteger os órgãos internos e também são importantes apoios para os músculos e para a sustentação do corpo. O seu correto funcionamento depende de uma combinação de hormônios, vitamina D, cálcio, boa postura, entre outros mecanismos.
Em quem é mais frequente?
A doença é mais frequente no sexo feminino, pois a partir do início da menopausa a deficiência na carga hormonal acelera a de perdas ósseas.
Homens, atenção!
Já nos homens, a osteoporose está intimamente ligada à perda natural de elementos minerais, baixa produção de hormônio – testosterona – histórico familiar e os hábitos de vida.
Quais os fatores de risco?
O histórico genético, idade, demência e doenças crônicas.
Outros dependem dos hábitos da pessoa: tabagismo, baixo peso, alcoolismo, quedas frequentes e baixa ingestão de cálcio.
Quais os sintomas ou sinais?
A osteoporose é uma doença silenciosa e só costuma causar sintomas em fases avançadas. Os principais sintomas são as dores ósseas, principalmente dor lombar, fraturas e redução da estatura por colapsos das vértebras da coluna. Diante de qualquer dor nas costas, repentina ou intensa, o médico deverá ser consultado.
Fiquem atentos!
As mulheres na época da menopausa devem ter uma atenção especial com os ossos, mantendo visitas periódicas ao especialista, além da realização do exame de densitometria óssea.
Já os homens devem iniciar os cuidados com os ossos, a partir dos 50 anos, a não ser que ele já apresente algum fator de risco para perda óssea.
Qual especialista deve ser consultado? O médico especialista é o reumatologista.
Fonte: samaritano.com.br
Comments