top of page

Dor no joelho?

  • amhs00
  • 18 de mai. de 2015
  • 2 min de leitura

joelho

O joelho é a maior articulação do corpo humano e uma das partes mais lesadas. A superfície dos ossos que se tocam na articulação é revestida de cartilagem articular (camada de tecido que permite o deslizamento perfeito das superfícies).

As atividades do dia a dia causam intensa sobrecarga aos joelhos, os atletas são os mais sacrificados, pois os seus joelhos sofrem constantemente traumatismo de toda a espécie.

Normalmente todas as estruturas do joelho funcionam em harmonia, permitindo os movimentos. Gestos esportivos, quedas, acidentes, artrites ou desgaste das estruturas podem resultar em dor e alteração da função do joelho.

Principais mecanismos de lesões:

  • Entorse com o joelho fletido a 20-30° e pé preso no chão, pode causar o esmagamento dos meniscos pelo côndilo do fêmur na superfície da tíbia.

Dependendo da força no joelho o trauma pode se agravar, levando a lesões nos ligamentos e cartilagem articular pelas forças de cisalhamento.

Sinais e sintomas:

  • Inchaço e dor persistente no joelho, falseio, perda da confiança no membro, dor e articulação que trava podem significar patologia intra-articular do joelho.

  • Quando o tratamento conservador - como medicação e fisioterapia não surtiu o efeito desejado a artroscopia pode ser a solução.

  • Indivíduos na faixa etária entre 20 e 60 anos são os que mais se beneficiam deste procedimento.

O que é artroscopia?

A artroscopia é um procedimento mais simples, menos invasivo e provoca menos transtornos do que a chamada “cirurgia aberta”, na qual pele, subcutâneo, cápsula articular são abertos.

A maioria dos pacientes que é submetida à este procedimento recebe alta hospitalar horas após, reduzindo os custos hospitalares e o período de afastamento das atividades profissionais e esportivas.

A recuperação pós-artroscopia é muito mais simples que na cirurgia aberta. O paciente pode caminhar com descarga de peso (mas em alguns casos o uso de muletas pode se tornar necessário). A recuperação é rápida e eficiente e deve ser feita seguindo protocolos fisioterapêuticos.

Fiquem atentos!

Exercícios proprioceptivos (para retomar a capacidade de receber estímulos do organismo) devem ser realizados antes do paciente voltar à prática esportiva.

 
 
 

Comments


bottom of page