A importância da água.
- amhs00
- 2 de jun. de 2015
- 1 min de leitura

A maior parte do peso dos indivíduos é composta por água. Em um neonato, cerca de 75 a 80% do peso é água. Aos 12 meses, o teor de água é 65% do corpo e na adolescência e na fase adulta, a água representa 60%.
A água é essencial para todas as funções orgânicas:
sistema circulatório, digestivo, absorção, evacuação e manutenção da temperatura corporal. Auxilia também a lubrificar e amortecer as articulações, protegendo o cordão espinhal e outros tecidos sensíveis.
A baixa quantidade de água faz o sangue ficar mais viscoso e “grosso” e, por isso, provoca distúrbios de concentração, perda de disposição para realizar atividades diárias, ressecamento dos olhos e tecidos das vias aéreas, tornando o indivíduo mais propenso a inflamações, infecções, baixa produção de saliva, constipação intestinal e sangramento retal.
A desidratação tem sua importância definida pela intensidade das perdas líquidas e pela proporção de perdas salinas.
Os distúrbios do sódio comprometem o sistema nervoso central e pode provocar arritmias cardíacas, merecendo atenção especial e tratamento cuidadoso.
A necessidade de água dos indivíduos varia de acordo com as taxas metabólicas e ingestão hídrica. Indivíduos sadios - sem disfunção renal, cardiovascular ou metabólica – necessitam, diariamente, de 1.800 ml de água por metro quadrado de superfície corporal.
Entenda as necessidades diárias de água em relação ao peso:
Um indivíduo com peso entre 10 e 20 Kg necessita de 1.000ml + 50ml por cada quilo de peso acima de 10.
Exemplo: um indivíduo com 15 Kg de peso, necessita diariamente de 1000ml + 50 x 5 = 1.250ml.
Fonte: samaritano.com.br
Comments