Os jogos nas etapas da vida da criança.
- amhs00
- 24 de ago. de 2015
- 1 min de leitura

Toda criança passa por um período de aprendizado gradual e precisa de tempo para assimilar conhecimentos. “Não adianta tentar antecipar etapas”, diz a Dra. Saada.
De acordo com a neurologista, nos primeiros três meses de vida, os pais devem incentivar as brincadeiras com os sentidos da criança, conversando e tocando a criança e pendurando objetos coloridos próximo ao berço, por exemplo.
Dos quatro aos seis meses, chegou a hora de incentivar a coordenação do bebê, usando mordedores.
Entre os seis e 12 meses, quando a criança já fica sentada, jogos de potes incentivam o reconhecimento de formas e cores."De um a dois anos, devem ser trabalhadas as coordenações grosseira e fina por meio de brinquedos de encaixe”, conta a especialista.
Os próximos passos, extremamente importantes no desenvolvimento da criança, são as brincadeiras de faz de conta (dois a quatro anos) e a imitação dos adultos (até os cinco anos). A partir dos seis anos, os jogos de estratégia, mais complexos, passam a fazer parte do seu cotidiano.
“Hoje em dia, por incrível que pareça, esse primeiro contato é realizado por meio dos computadores e videogames”, diz a Dra. Saada Ellovitch. Uma das explicações para isso é que os antigos jogos de tabuleiro ganharam versões eletrônicas mais acessíveis.
Fonte: samaritano.com.br
Kommentare