Uso abusivo de antibióticos prejudica a saúde.
- amhs00
- 21 de set. de 2015
- 1 min de leitura

Os antibióticos são substâncias que combatem bactérias, podem salvar vidas, mas se usados de maneira incorreta prejudicam a saúde. Em períodos de frio, o maior vilão são as infecções respiratórias, que frequentemente levam ao uso abusivo desses medicamentos. A maioria das infecções que atingem adultos e crianças no inverno, entretanto é causada por vírus. No combate a gripes, resfriados e sinusites virais, os antibióticos não fazem nenhum efeito – o tratamento dessas doenças é geralmente sintomático.
Os antibióticos têm indicação muito específica – para amidalites, sinusites e pneumonias bacterianas, otites, infecções de pele e do trato urinário, por exemplo. Para serem eficazes, devem ser administrados na dose certa, por um tempo determinado, sempre com orientação médica.
Buscando resultados mais rápidos, os pacientes, muitas vezes, pressionam os profissionais a receitarem antibióticos ou o compram sem receita. “Os médicos precisam ser reeducados para orientar corretamente a população sobre o assunto”, afirma Dra. Maria Lúcia Biancalana, infectologista do Hospital Samaritano.
“O uso indiscriminado de antibióticos está diretamente relacionado ao aumento da resistência das bactérias a esses medicamentos”, alerta Dra. Maria Lúcia. Segundo ela, tem-se observado um aumento significativo de bactérias resistentes, ou seja, que não respondem mais a antibióticos que eram utilizados para o seu tratamento e exigem antimicrobianos de espectro mais amplo para serem combatidas. Outro problema são os efeitos colaterais, como alergias e diarreias, que podem ser graves, além do alto custo do tratamento.
O Hospital Samaritano oferece exames para identificar algumas das viroses respiratórias mais comuns neste período de frio, permitindo um diagnóstico mais preciso, e a utilização mais adequada de antibióticos.
Fonte: samaritano.com.br
Comments