top of page

A importância da alimentação para o paciente diabético.

  • amhs00
  • 28 de set. de 2015
  • 1 min de leitura

diabetes

O diabetes é uma doença crônica de elevada prevalência mundial e diretamente ligada a fatores como envelhecimento, sedentarismo e aumento do peso corporal – representado principalmente pela obesidade do tipo abdominal. Para controlar o diabetes e evitar complicações, é recomendada uma vida equilibrada, aliando alimentação adequada e exercícios físicos.

Em primeiro lugar, os especialistas recomendam atenção redobrada na hora de comer. São especialmente indicados os alimentos que ajudam a manter os níveis de glicose sanguínea baixos e ricos em fibras. Alguns exemplos são os grãos e alimentos integrais, que retardam a liberação de glicose no sangue e proporcionam um tempo maior de saciedade – fator importante no controle e redução de peso. Além disso, as fibras freiam a absorção dos carboidratos e evitam picos de glicose no sangue.

Para evitar excessos ou falta de glicose no sangue, é importante que o diabético mantenha uma rotina de cinco ou seis refeições por dia, evitando pular qualquer uma delas.

Outras dicas relevantes para a alimentação do portador do diabetes são:

[if !supportLists]· Excluir alimentos com sacarose (açúcar de mesa) da alimentação;

[if !supportLists]· Reduzir o consumo de gorduras animais e trans (bolos, chantilly, alguns tipos de carne como cupim e costela, chocolate etc);

[if !supportLists]· Controlar comidas feitas por meio da fritura em imersão, como batata frita, coxinha e bife à milanesa;

[if !supportLists]· Controlar o consumo de calorias para manutenção do peso corporal desejado.

 
 
 

Comments


bottom of page