top of page

Seu coração agradece.


alimentação saudável

​​

​Alimentar-se bem é uma rotina bastante rara no mundo moderno, no qual trabalho e estudo tomam a maior parte do dia. O que muita gente não sabe é que ter uma alimentação balanceada e saudável – com baixa ingestão de açúcar, álcool, doces, embutidos, fast foods e sal – é fundamental para evitar problemas cardíacos. Pensando no bem-estar do seu coração, a nutricionista do Hospital Samaritano de São Paulo, Patrícia Negrão, preparou uma lista com 10 tipos de alimentos saudáveis, fáceis de serem encontrados nos supermercados e indicados para o consumo diário:

Alho – É importante na prevenção do câncer. Possui propriedades antibióticas, anti-hipertensivas e que colaboram na redução do colesterol ruim (LDL-colesterol). O consumo aproximado de um dente de alho fresco todos os dias também é importante no combate a concentração de “gordura” no sangue.

Farelo de aveia – Este cereal é composto de alto teor de vitaminas, minerais e possui alta concentração de ácido oleico e linoleico, o que lhe confere altos valores nutricionais. O farelo de aveia auxilia o controle do colesterol total e do colesterol ruim, além de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. A nutricionista Patrícia Negrão indica o consumo de 60 gramas de farinha de aveia ou 40 gramas de farelo de aveia diariamente.

Azeite extra virgem – É importante na diminuição de riscos de doenças cardiovasculares devido à presença de ácidos graxos mono e poli-insaturados. O azeite também atua na redução do colesterol ruim e pode ampliar a produção do colesterol bom (HDL-colesterol).

Soja – Além de importante fonte proteica, possui fibras e tem propriedades antioxidantes. O consumo diário de 25 gramas de proteína de soja por dia favorece a produção do colesterol bom e protege contra a formação de placas na parede dos vasos sanguíneos. O cereal também é indicado para redução da pressão arterial.

Tomate – É rico em vitaminas, minerais e licopeno – substância fundamental na redução do risco de câncer e doenças cardiovasculares. Consumir uma unidade de tomate ao dia ainda neutraliza radicais livres e previne doenças crônico degenerativas, cardiovasculares e câncer, especialmente, de próstata.

Uva/vinho – Particularmente o vinho tinto pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Alguns efeitos benéficos da uva são o aumento da atividade antioxidante, melhora da coagulação do sangue e diminuição da chance de desenvolver doenças coronarianas.

Peixe (salmão, sardinha, truta e bacalhau) – São fontes de ômega-3 e desempenham importante papel no metabolismo, transporte de gorduras e imunidade. Por fim, previnem a aterosclerose e trombose.

Chá verde - Há evidências de que o consumo do chá – rico em poli fenóis - pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Esta bebida também oferece proteção contra a oxidação do LDL-colesterol, sendo indicado o consumo de cinco xícaras ao dia.

Abacate - É muito recomendada em tratamentos de cardiopatias, hipertensão e colesterol alto. Possui ácido oleico, gordura monoinsaturada rica em vitaminas A, D, K e E, boa devido à sua capacidade de diminuir a concentração de triglicérides, colesterol total e do chamado mau colesterol (LDL). No entanto, por ser uma fruta com alto valor calórico, seu consumo deve ser moderado.

Linhaça - É uma semente oleaginosa rica em gorduras, proteína e fibras dietéticas. Sua composição lipídica é bem favorecida devido à alta concentração de ácido graxo Omega-3 - possuindo o dobro da quantidade encontrada no peixe.

bottom of page