top of page

Malformação cardíaca: sintomas e causas.

  • amhs00
  • 3 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

coração crianças problemas

Doença cardíaca que ocorre durante o desenvolvimento do feto, e que pode se manifestar desde logo após o nascimento até a juventude, está entre as principais causas de morte relacionadas às malformações congênitas.

A cardiopatia congênita é um dos problemas cardíacos de nascença mais comuns, que impede o coração de realizar o fluxo natural do sangue, além de ser uma das principais causas de morte associadas à malformações congênitas.

Também conhecida como malformação cardíaca é um termo genérico para quando o coração ou os grandes vasos apresentam alguma anormalidade.

São diversos os fatores que causam esta doença e, mesmo que a sua origem ocorra durante a gravidez, seus sintomas podem surgir tanto no nascimento quanto na juventude, mais comum na faixa dos 20 anos.

Vale lembrar que o coração é o órgão responsável por bombear o sangue. E no processo natural, o sangue oxigenado (arterial), que vem dos pulmões, circula pelo corpo todo. Já o sangue desoxigenado (venoso), que retornou ao coração, vai para os pulmões, onde deve ser enriquecido com oxigênio novamente.

Causas da cardiopatia congênita

O coração de um feto começa a se desenvolver já no primeiro mês da gestação e é neste momento, que a doença pode surgir. Não se sabe exatamente quais são as causas da cardiopatia congênita, porém alguns fatores estão associados.

Hereditariedade, anomalias genéticas ou cromossômicas (como a Síndrome de Down), além de acontecimentos durante a gravidez tais como: consumo de substancias nocivas (alguns remédios e drogas), infecções virais como a rubéola e diabetes tipo 1 e 2 podem estar relacionados ao surgimento da doença.

Dr. Daniel Arnoni, especialista do serviço de cardiopatia congênita por hemodinâmica do Hospital Samaritano recomenda que as gestantes que apresentam fator de risco devem ter um acompanhamento ainda mais frequente, feito de preferência, por centros especializados.

Quais são os sintomas?

Os sintomas apresentados pelo paciente dependem do tipo de cardiopatia congênita e podem se manifestar como ausculta cardíaca alterada (o chamado ‘sopro cardíaco’), cansaço e falta de ar, dor no peito, síncope, cianose – coloração da pele em tom azul -, além de taquicardia.

Na presença destes sintomas é fundamental a procura por um atendimento médico especializado. Dr. Arnoni destaca que adultos que receberam tratamentos para anomalias congênitas no coração na infância devem manter um acompanhamento constante com cardiologista.

Diagnóstico e tratamento

Ao desconfiar da presença da cardiopatia congênita, é necessária a realização de alguns exames tais como ecocardiograma, eletrocardiograma, tomografia, ressonância e/ou cateterismo. Em adultos, alguns exames físicos podem ser solicitados.

O tratamento varia de acordo com a gravidade e o tipo da doença. Em alguns casos de cardiopatias podem ser necessários tratamento medicamentoso ou cirurgia cardíaca: procedimentos por cateter, cirurgias de peito aberto ou, em casos mais graves, transplante de coração.

 
 
 

Comments


bottom of page