Cirurgia bariátrica é utilizada para combater a diabete.
- amhs00
- 23 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Estudos revelam que cerca de 90% dos pacientes com diabete tipo 2 conseguem controlar o problema após a cirurgia metabólica.
A cirurgia bariátrica é reconhecida no tratamento da obesidade mórbida, mas também proporciona outros benefícios a doenças provenientes do excesso de peso, como a hipertensão arterial, o colesterol, alterações cardíacas e, principalmente, a diabete tipo 2, doença que atinge 6,4% da população brasileira.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a obesidade já atinge mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, pelo menos 3,5 milhões de pessoas estão em estado de obesidade mórbida, ou seja, estão com pelo menos 40 quilos acima do peso corporal ideal.
“As doenças relacionadas a obesidade, principalmente a diabete, sofrem alterações positivas antes mesmo do paciente perder um peso considerável. Esses benefícios acontecem pois a cirurgia provoca uma alteração hormonal no paciente”, explica o cirurgião Dr. Bruno Zilberstein, do Núcleo de Gastroenterologia do Hospital Samaritano de São Paulo.
Estudos revelam que cerca de 90% dos pacientes com diabete tipo 2 conseguem controlar o problema após a cirurgia metabólica, não precisando mais de aplicação de insulina ou remédios para controlar a doença.
“A cirurgia de diabete melhora a sensibilidade à insulina nos pacientes e a habilidade do corpo de aproveitar a glicose na corrente sanguínea. A sensibilidade à insulina é prejudicada em pessoas com diabete tipo 2, resultando no acúmulo de açúcar no sangue”, explica o médico do Hospital Samaritano de São Paulo.
Atualmente a cirurgia é recomendada quando o índice de massa corporal (IMC) é maior que 40kg/m², em pessoas com idade superior a 18 anos. O procedimento pode ser recomendado ainda se o IMC estiver entre 35 kg/m² e 40kg/m² e o paciente sofrer com doenças relacionadas a obesidade.
Fonte: samaritano.com.br
Comentarios