Tratamentos e cuidados para a prevenção do câncer colorretal.
- amhs00
- 21 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
Sintomas como sangramentos nas fezes e mudança nos hábitos intestinais podem ser sinais. Coloproctologista alerta para a importância do diagnóstico precoce.
O câncer de cólon e reto – ou colorretal – já atinge milhares de pessoas e está entre os tipos de câncer mais comuns. São mais de 150 mil casos por ano no Brasil.
Considerada uma doença com sintomas de difícil diagnóstico, alguns sinais, como a presença de pólipos no intestino (lesões benignas), podem ser identificados em exames preventivos. Por isso, é recomendado que indivíduos com mais de 50 anos, ou que façam parte do grupo de risco, realizem exames de periodicamente.
São considerados fatores de riscos para o desenvolvimento da doença o alto consumo de alimentos industrializados, gordura e proteína bovina, a baixa ingestão de vegetais, excesso de consumo de álcool e tabaco, além do sedentarismo.
Sintomas do câncer colorretal
Quando a doença apresenta algum sintoma, frequentemente, são confundidos com outros problemas, como o sangramento nas fezes, comumente associado à hemorroidas.
Uma mudança de hábito intestinal, constipação ou evacuação com aspecto pastoso, também podem indicar o câncer colorretal.
Por isso, a avaliação de um médico coloproctologista é essencial para esclarecer e realizar um correto diagnóstico para o paciente.
Os exames comuns para a identificação do câncer de cólon e reto são o toque retal ou a análise da mucosa colorretal, realizada pela videocolonoscopia.
Como é o tratamento?
No caso da confirmação de câncer no cólon, o tratamento indicado pelo médico depende do tamanho, do local e da progressão da doença.
Normalmente é indicado procedimento cirúrgico, seguido de um estudo da peça operatória e do estágio do câncer, que indicam se um tratamento complementar com quimioterapia ou radioterapia será necessário.
É fundamental contar com profissionais especializados para que toda a investigação da doença seja feita e o tratamento comece o quanto antes. O Hospital Samaritano de São Paulo conta com profissionais das áreas da endoscopia e do Centro de Coloproctologia altamente especializados em tratamentos e diagnóstico do câncer colorretal.
É possível prevenir?
Para prevenir a doença, alguns hábitos presentes no cotidiano precisam ser evitados.
Hábitos saudáveis como o consumo de dois litros de água por dia, além do consumo de alimentos ricos em fibras, como cereais, grãos, frutas e verduras, auxiliam na diminuição de incidência de tumores no cólon e reto.
A ingestão de medicamentos prescritos por um especialista, como laxantes osmóticos, sintéticos e naturais, ou incrementadores de bolo fecal, geralmente em pó e misturado em alimentos e líquidos, podem ajudar na prevenção da doença quando não há o consumo adequado de fibras vegetais.
Fonte: samaritano.com.br
Comments