Exercícios para o assoalho pélvico em mulheres.
- amhs00
- 5 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Os benefícios do fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico
Os músculos do assoalho pélvico são aqueles localizados na região entre as coxas, denominado de períneo. Eles ajudam a sustentar a bexiga, o útero e o intestino, e também circundam órgãos como ânus, vagina e uretra auxiliando no seu suporte. Com um formato de arco, esses músculos vão do osso púbico na parte frontal até a base da coluna.
Se essa região foi afetada de alguma forma ou os músculos estão fracos, pode causar incontinência urinária, redução do prazer sexual e prolapso genital (ausência de sustentação de algum órgão dessa região).
Como prevenir?
Alguns exercícios específicos para os músculos do assoalho pélvico podem ajudar no fortalecimento, e assim proporcionar um melhor apoio aos órgãos femininos. Os exercícios têm o objetivo de manter saudável e com a elasticidade necessária todo o sistema reprodutor, principalmente no período da gravidez e para a realização do parto normal.
A vida sexual das mulheres também pode ser beneficiada pelo fortalecimento desses músculos, pois há mais chances de chegar ao orgasmo.
Os exercícios mais comuns são:
Encolher os músculos do abdômen acima do umbigo
Enrijecer o bumbum
Inspirar profundamente e segurar o ar por 5 segundos
Contrair os músculos da vagina e do ânus
Outras dicas são muito importantes:
A frequência dos exercícios garantirá o fortalecimento. Portanto, repita várias vezes ao dia.
O aumento de peso pode sobrecarregar os músculos do assoalho pélvico, por isso, cuide-se e procure perder peso caso possua alguma das complicações citadas.
Procure a indicação de um especialista para a realização dos exercícios, buscando maior eficiência para cada caso e evitando machucar outros músculos.
Fonte: samaritano.com.br
Comentarios