top of page

Sangramento no período da menopausa merece atenção!

  • amhs00
  • 18 de jul. de 2016
  • 2 min de leitura

menopausa sangramento

Aquele pequeno sangramento irregular, durante o período de menopausa? Fique atenta! Consulte-se com especialista para que a causa seja investigada.

Fase comum para mulheres entre 45 e 55 anos – e que, em alguns casos ocorre pouco antes ou depois – a menopausa traz algumas dúvidas para grande parte do público feminino e, ao mesmo tempo, exige atenção.

Um pequeno sangramento uterino que acontece fora do período menstrual – a metrorragia – é um alerta de que alguma coisa pode estar errada. Segundo o oncoginecologista do Hospital Samaritano de São Paulo, Dr. Ricardo Chazan Breitbarg, “essa situação deve ser investigada logo no primeiro sintoma. Não importa a quantidade ou o volume. Basta que seja uma vez para que o especialista seja consultado”.

Grupos de risco

Mulheres em período de pós-menopausa e em grupo de risco devem estar ainda mais atentas: diabéticas, hipertensas e obesas, pois o útero é bombardeado por hormônio (estrógeno) sem oposição a outro hormônio (progesterona).

Diagnóstico e tratamento

De acordo com Dr. Breitbarg “na maioria das vezes, quase 80%, esse sangramento é uma atrofia do endométrio”. Mas alerta. “Se através de exames for identificado pólipo, ele poderá ser retirado através de histeroscopia cirúrgica – procedimento diagnostico e terapêutico, sob anestesia -, para coleta de material do útero. Mas se for diagnosticado câncer de endométrio, que responde por 10% das causas de sangramento pós-menopausa, é necessária intervenção cirúrgica”.

“O sangramento pós-menopausa é extremamente importante e não pode ser desconsiderado. A vergonha deve ser deixada de lado. As mulheres que passam por essa situação devem se lembrar que, se for um tumor, ele começará a crescer.”.

Por isso, ao primeiro sangramento, agende sua consulta com especialista. Referência em medicina de alta complexidade, o Hospital Samaritano de São Paulo possui Núcleo de Ginecologia com profissionais especializados.

 
 
 

Comments


bottom of page