top of page

Desmaios frequentes podem ser causados por síndrome vasovagal.


tontura

Conheça esta doença que causa queda de pressão e de batimentos cardíacos.

A síndrome vasovagal é um problema no sistema circulatório, caracterizado pela diminuição da pressão arterial e do batimento cardíaco devido à alterações no nervo vago, que está relacionado aos mecanismos que regulam a frequência cardíaca.

O principal sintoma da síndrome vasovagal é o desmaio. Além disso, o paciente que sofre deste mal costuma sentir tontura, fraqueza, dor de cabeça (cefaleia), palidez, calor, enjoo, náusea, suor frio, escurecimento da visão e palpitações. Estas manifestações podem ser confundidas com outras doenças como hipoglicemia, labirintite ou epilepsia. Por isso, é preciso ficar atento, ter desmaios frequentes é sinal de alerta.

Alguns fatores que podem desencadear a síndrome vasovagal são: ficar muito tempo em pé na mesma posição, ambientes quentes e abafados, grandes aglomerações, ansiedade, stress emocional intenso ou jejum prolongado.

Uma das primeiras precauções ao sentir os sintomas da síndrome é procurar um local para deitar. Com o corpo estendido, o sangue volta a circular naturalmente, aumentando a pressão arterial e diminuindo o mal-estar.

O tilt-teste é um exame que pode ser realizado para identificar a doença. Nele, será detectado se o paciente possui algum tipo de desequilíbrio no sistema de controle de pressão arterial. A Unidade Cardiológica da Medicina Diagnóstica e Terapêutica do Hospital Samaritano realiza o tilt-teste com uma equipe especializada de cardiologistas e arritmologistas.

Neste exame, o paciente é deitado em uma maca com suporte para os pés, onde será feito o monitoramento cardíaco. Por meio de eletrodos colocados principalmente no tórax, monitora-se continuamente sua frequência cardíaca e pressão arterial. Após um período de repouso, a maca é inclinada progressivamente, intercalando pausas para avaliar se há queda da pressão do paciente.

Caso confirme-se a doença, a pessoa pode fazer o uso de alguns medicamentos, conforme orientação médica. No entanto, o tratamento da doença é feito de forma preventiva, principalmente procurando reconhecer e evitar situações que podem desencadear um desmaio. Confira outras dicas:

Dicas preventivas para pessoas pré-dispostas à síndrome vasovagal:

  • Evite ficar em pé por longos períodos.

  • Evite ambientes quentes e fechados.

  • Beba bastante água, mínimo de 2 litros por dia. Isto ajuda a melhorar a resistência ao ficar em pé por períodos prolongados.

  • Movimente pernas e panturrilhas.

  • Se for desmaiar, deite-se ou aproxime-se do chão para não se machucar.

bottom of page