top of page

Doenças reumáticas, muito além das dores nos idosos.

reumatismo jovens idosos

Hoje em dia, quando falamos em reumatismo, não nos referimos mais a uma enfermidade que atinge somente os idosos.

Estamos falando sobre um grupo de doenças que comprometem principalmente músculos, articulações, tendões ou qualquer outro local do aparelho locomotor. Este grupo engloba mais de 300 doenças que podem afetar pacientes de todas as idades.

Cada uma destas doenças tem características específicas, porém com um ponto em comum: a importância do diagnóstico precoce para proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes.

Causas:

As causas são diversas, visto o amplo número de doenças que o reumatismo engloba.

Degenerativas: ocorrem devido ao desgaste de alguma estrutura do organismo. Pode ser algo natural, que vem com a idade, ou pode ser algo induzido como, por exemplo, excesso de exercícios físicos, obesidade e mau uso das articulações.

Inflamatórias: geralmente possuem ligação com o sistema imunológico. Quando alguma falha ocorre neste sistema, o corpo passa a interpretar partes de estruturas como organismos estranhos e, ao combatê-las, gera dano local.

Infecciosas: são geralmente causados por vírus ou bactérias.

Distúrbios metabólicos: também podem ter relação com o surgimento de alguma complicação.

Hereditariedade: em alguns casos, até mesmo a hereditariedade pode ser um fator de risco.

Saiba mais sobre algumas destas doenças:

Artrite reumatoide: ocorre quando há uma alteração do sistema imunológico, que ataca as articulações, dos dois lados do corpo, principalmente mãos, punho e pés. Os sintomas mais comuns são: dor, inchaço, calor, vermelhidão, rigidez matinal e deformidade das articulações. A doença não tem cura e nem prevenção, mas pode ser controlada e quanto mais cedo começar o tratamento, melhor.

Artrose (ou osteoartrose): é um desgaste da cartilagem das articulações. Nas mulheres, acomete mais mãos e joelhos e nos homens, mais a articulação coxofemoral. Exercícios físicos para fortalecimento muscular e proteção articular são indicados para a prevenção.

Gota: inflamação das articulações por acúmulo de ácido úrico. Surge principalmente nas articulações do dedão do pé, tornozelos e joelhos. Os sintomas são: dor aguda e inchaço. Não há cura definitiva, mas é possível controlar os sintomas agudos e diminuir os níveis de ácido úrico, prevenindo-se, assim, as crises.

Fibromialgia: síndrome que se manifesta com dor em todo o corpo, principalmente na musculatura. Outros sintomas que podem estar presentes são fadiga, alteração no sono, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Não há cura para esta doença, porém medicamentos específicos, alongamento, musculação e atividades aeróbicas são indicados para melhora dos sintomas.

Lúpus: afeta vários órgãos e é uma doença autoimune (quando o próprio sistema de defesa passa a atacar componentes do nosso próprio organismo). Os sintomas podem surgir de repente como dor nas articulações, febre, fadiga, lesões na pele e sensibilidade para exposição à luz . Outras manifestações graves podem ocorrer, principalmente em coração, pulmão, sangue, rim e/ou cérebro. Também existe tratamento com controle da doença, mas não cura definitiva.

Febre reumática: enfermidade que atinge em sua maioria crianças e pode resultar do tratamento inadequado da faringite estreptocócica ou da escarlatina. A doença causa inflamação, especialmente no coração, vasos sanguíneos e articulações. Os sintomas são: febre e articulações dolorosas e sensíveis. O tratamento envolve antibiótico profilático e outros medicamentos, às vezes, por toda a vida.

bottom of page