top of page

Câncer de mama em homens: conheça as causas e sintomas.


câncer mama homem

Embora o índice de câncer de mama em homens seja pequeno, a conscientização sobre a doença é fundamental.

Assunto já conhecido entre as mulheres, o câncer de mama também merece atenção por parte dos homens. A cada 100 casos em mulheres, há uma ocorrência em homens, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

“Infelizmente, ainda temos a imagem de que o câncer de mama atinge somente as mulheres, quando já se sabe – mesmo com índice menor – da possibilidade também nos homens. É necessário que as pessoas se conscientizem e propaguem esse conhecimento”, destaca Dra. Maria do Socorro Maciel, mastologista e coordenadora do Centro de Mama do Hospital Samaritano de São Paulo.

Principais causas do câncer de mama em homens

Entre as principais causas do câncer de mama em pessoas do sexo masculino estão as alterações genéticas e hormonais, além de alimentação rica em gordura e excesso de álcool. Por isso, indicamos hábitos de vida saudáveis a todo tempo e escolhas conscientes”, completa a especialista.

Segundo o INCA, autoexame não deve ser a única estratégia de detecção precoce do câncer de mama, pois não substitui o exame físico realizado por um profissional de saúde qualificado para essa atividade.

“Qualquer irregularidade ou percepção de mudança nas mamas ou axilas, a pessoa deve consultar um centro especializado para atendimento e esclarecimento”, refere-se a especialista, já que no caso de câncer de mama em homens, quando diagnosticado, geralmente está em estágio avançado por falta de conhecimento, o que dificulta o tratamento e aumenta os riscos de metástase.

Quais são os sintomas mais comuns do câncer de mama masculino?

  • Protuberância ou inchaço, em alguns casos com incômodo e dor;

  • Pele ondulada ou enrugada;

  • Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo e,

  • Inchaço nos linfonodos (ínguas ou gânglios) axilares.

Para finalizar, a especialista explica que “homens que tenham em sua família casos próximos de câncer de mama devem se consultar com especialista. Esse histórico aumenta a probabilidade da doença. Quanto antes diagnosticada, maiores são as chances de recuperação”.

bottom of page